terça-feira, 30 de junho de 2015

Itacaré sediará seu II Festival da Cultura Quilombola em Julho


Entre os dias 16 a 19 de Julho, Itacaré será sede do II Festival da Cultura Quilombola. O evento faz parte das diversas ações realizadas no município com o objetivo de revitalizar uma cultura que vem se desfazendo ao longo dos anos, cujas iniciativas buscam despertar nas comunidades Quilombolas as danças e costumes perdidos, além de fortalecê-las e mostrar sua importância na cultura local. 

Na programação que acontecerá no Porto de Trás, na Praça São Miguel e no Clube Pirajá, estão discussões políticas, encontro de Lideranças Quilombolas de Itacaré, Concurso de Beleza Quilombola, Feira da Economia Solidária Quilombola, lançamento de um Documentário feito pela UESC, lançamento de camisas e CDs, oficinas de dança, exposição fotográfica, shows, palestras, roteiros turísticos, entre outras atrações. 

Itacaré possui hoje sete Comunidades remanescentes de quilombolas: Quilombo do Fojo, Quilombo João Rodrigues, Santo Amaro, Oitizeiro, Água Vermelha e Serra de Água que são rurais e Comunidade de Porto de Trás que é um Quilombo urbano. Entre as muitas identidades culturais estão as danças, algumas já bem conhecidas por estarem inseridas em muitos cortejos pela cidade, que ocorrem em datas comemorativas, entre elas, Capoeira Angola, Dança afro-brasileira, Samba de Roda, Bicho Caçador, Volta da Jiboia e Cirandas de roda. 

O evento será realizado pelo Conselho Quilombola de Itacaré e Prefeitura Municipal, contando com apoios das Secretarias de Cultura, Turismo e Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia, além da UESC; Ceplac; Cesol. (Assessoria de comunicação)

Postado por Itacaré Agora.

0 comentários:

Postar um comentário

comente!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Justin Bieber, Gold Price in India